Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS UMA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA QUE FAVORECE A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA


PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS UMA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA QUE FAVORECE A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA 

Gianni Lucindo Dias  


INTRODUÇÃO
Este projeto será desenvolvido no CIEI Zenaide Nunes dos Santos – Extensão Jardim Encantado, situado a rua Via Láctea nº 603, por todas as 6 turmas da extensão, por todos os professores com total apoio da Direção e Coordenação pedagógica.
Este projeto é um suporte pedagógico para os professores, uma sugestão flexível que pode ser aplicada na integra ou melhorado de acordo com a necessidade de cada sala.
O  Objetivo é articular  o tema do planejamento de forma que os conteúdos tenham começo meio e fim, favorecendo a ampliação do repertório de brincadeiras das crianças, do seu desenvolvimento corporal, cognitivo e efetivo proporcionando a interação     entre todos os envolvidos.
Os conteúdos a serem trabalhados são de acordo com o Referencial da Educação Infantil. Partindo de um tema o todo para o particular, através da linguagem oral e escrita, da matemática, da natureza e sociedade, do movimento, da música e das artes para assim dar possibilidade a criança de ser formada de forma integral. ,
Para que isso seja possível cabe ao professor se apropriar do fazer pedagógico,  explorando todas as potencialidades deste tema. Adequando a sua realidade. Pois somos conhecedores das importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
Com  culminância através de exposição dos brinquedos e conversa com as avós sobre como eram os seus brinquedos e brincadeiras quando elas eram crianças.   


JUSTIFICATIVA:

Depois da família o brinquedo é o que é mais próximo da criança, seu desenvolvimento acontece através do brincar,  do lúdico e do faz de conta. Segundo Carvalho (1992, p.28)
(...) o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo.
As construções são bem mais significativas para as crianças quando partem do brincar ou de algo que faça parte do seu universo. Segundo Santos (2002, p. 12)
“(...) uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.”

Os brinquedos e as brincadeiras favorecem um leque de possibilidades que  auxiliam   na formação integral da criança e a sua interação com o meio social.  
Todos esses fatores justificam o desenvolvimento deste projeto e de todas essas atividades.             


OBJETIVOS GERAL:
Favorecer a ampliação do repertório de brincadeiras, o desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo das crianças, proporcionando interação entre adultos e crianças.    
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS :
·         Ampliar o repertório de brincadeiras das crianças resgatando vivências lúdicas
·         Identificar e diferenciar as brincadeiras através de vários portadores de textos, letras de músicas e poesias.
·         Resgatar brincadeiras antigas
·         Identificar as brincadeiras através da observação da tela de Militão dos santos e Ivan Cruz
·          Construir brinquedos de  sucata por turma e favorecer momentos de socialização, trabalhando as regras de cada brinquedo ou brincadeira.
·         Registrar  os momentos  de brincar, através de:  cartazes coletivos, desenho livre, desenho com interferência, listas, foto  e vídeos
·         Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
·         Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
·         Participar de variadas situações de comunicação oral sobre brinquedos e brincadeiras e sua importância  
·         Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

CONTEÚDOS:
 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Exploração do conhecimento da criança sobre brinquedos e brincadeiras  através da  oralidade, em questionamentos, conversa, explicação de regras e manuseio de diferentes portadores de textos, valorizando a leitura e despertando o gosto pelo ato de ler nas crianças.  Usar diferentes formas de registros escritos como: listas de brinquedos e brincadeiras, textos fatiados de poemas, parlendas, trava-línguas  e músicas.     
MATEMÁTICA:
            Oralmente, explorar no momento do brincar e com os brinquedos, todas as noções matemáticas possíveis como grandezas (maior, menor, alto, baixo, cumprido, curto) pesos, medidas, quantidades. Gráficos, tabelas e formas  etc.     
NATUREZA E SOCIEDADE:
Interação social entre pessoas antigas  e as pessoas novas através de uma conversa sobre brinquedos e brincadeiras antigas e novas, com uma exposição para todas as turmas. Resgate de brincadeiras com as crianças, que possibilitem o envolvimento social. 
MOVIMENTO:
            O movimento faz parte da criança, criança é movimento, explorar esse movimento em todas as suas potencialidades, favorecendo uma ampliação da coordenação psicomotora, da flexibilidade corporal, do raciocínio, despertando para descobertas, experiências, criações e diferentes representações.     
MÚSICA:
Despertando o fazer musical, a percepção musical através de diferentes músicas, que falem sobre brinquedos, que favoreçam o brincar, a apreciação, ampliando o repertório de palavras e de gestos. Ensinar pequenas músicas que as crianças aprendam com facilidade, utilizar cartazes que possam ficar expostos nas salas.     

ARTES:
Observação e apreciação de tela de artistas renomados do nosso pais, que representam o universo do brincar com as mais diferentes brincadeiras.
 Exploração oral de cores, formas, brinquedos e brincadeiras. Representação através do fazer artístico, com desenho livre, do brinquedo e da brincadeira preferida, desenho com interferência, releitura da tela, com cartaz coletivo e individual, pintura com materiais variados etc.     

 ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:

·         Se apropriar do projeto.
·         Traçar suas próprias estratégias
·         Pesquisar sobre a importância do brincar na educação Infantil                  (Tisuko  Morchida Kishimoto)
·         Levantamento da sucata que vai precisar
·         Elaboração de bilhete pedindo sucata
·         Pesquisa sobre brincadeiras que os pais brincavam quando eram crianças
·         Convite para os avós virem contar que brincadeira eles brincavam quando eram crianças e brincarem com seus netos.
·         Organizar dia de confecção de brinquedo com as crianças na sala
·         Exposição dos brinquedos de cada sala

ETAPAS DO TRABALHO:
·         Contextualização do tema sobre brinquedos e brincadeiras na sala de aula, através de roda de conversa, leitura de livros, poesias e músicas.
·          Cartaz com brinquedos e brincadeiras
·         Lista de brinquedos e brincadeiras e escolher algumas para brincar.
·         Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
·         Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
·         Desenho livre brinquedo preferido
·         Desenho com interferência
·         Releitura da tela do Militão dos Santos e do Ivan Cruz
·         Confecção de alguns brinquedos na sala
·         Brincadeiras com brinquedos confeccionados
·         Troca de brinquedos entre as salas para todos brincarem
·         Brincadeiras cantadas
·         Visita e conversa das avós na sala dos netos

·  Culminância do Projeto na escola 
·         Exposição de criança para criança dos brinquedos confeccionados por elas.
·         Conversa com as Avós

BIBLIOFRAFIA PESQUISADA
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura:viajando pelo Brasil que brinca.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed.  Vozes, Petrópolis, 2002.










































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